Brasil é um barril de pólvoras – Ministro Dias Toffoli acolhe pedido da PGR e suspende liminar do ministro Marco Aurélio que beneficiaria cerca de 169.000 presos no Brasil
À tarde de hoje, dia 19 de dezembro de 2018, entrou para a história e revelou que o Brasil é um barril de pólvoras.
Em uma decisão monocrática o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio, acolheu um pedido do PC do B (Partido Comunista do Brasil). A decisão aceita em caráter liminar, suspendia o cumprimento da pena de condenados em segunda instância sem o transito e julgado. Assim beneficiaria aproximadamente 169.000 presos condenados.
Em vista desse fato, reconhecendo que o Brasil é um barril de pólvoras, a Procuradora Geral da Republica (PGR), Raquel Dodge apresentou ao ministro Dias Toffoli um pedido de suspensão da liminar.
Analisando o pedido da PGR, o ministro Toffoli ressaltou que a decisão anterior sobre o tema, tomada pela maioria dos ministros da corte deve ser prestigiada pela Presidência. Assim ele cassou a liminar proferida, mantendo a decisão final sobre o assunto para o colegiado que a apreciará no dia 10 de abril de 2019.
Acalmando o Brasil
A decisão do presidente da Suprema Corte do país acalmou os ânimos que já estavam bem acalorados na população brasileira. A temperatura nas redes sociais estava cada vez mais alta.
Movimentos começaram a se organizar por todo o país em protesto contra a decisão do ministro Marco Aurélio. Portanto é notório que o ministro agiu no apagar das luzes do STF, no dia anterior ao recesso do judiciário.
Clique e leia a decisão do ministro na integra no portal do STF
Leia Também: